Filtros automotivos

Postado por: Grupo Nasa Em: Confira todas as dicas preparadas para você Em: quarta, abril 4, 2018 Comentário: 0 Acertar: 91

Filtros automotivos

Saiba quais são os filtros do seu veículo. Os filtros muitas vezes são negligenciados ou não recebem a importância que deviriam; baratos em relação as demais peças, porém; não menos importante para bom desempenho do seu veículo.

Quais são, para que servem e quando trocar os filtros do seu veículo.

- Filtro de combustível 

Para que serve? Filtrar e elimina as impurezas do álcool ou gasolina e excluindo toda água que possivelmente esteja presente nos mesmos.

Quando trocar o filtro de combustível? As montadoras recomendam a troca entre 10 mil e 15 mil km rodados.

Qual o dano ao veículo caso o filtro de combustível não seja trocado?  Pode prejudicar a bomba de combustível causando prejuízos nos bicos injetores e sistema de injeção. Amenta o gasto com combustível e afeta o desempenho do veículo.

 

- Filtro de ar

Para que serve? Cria uma barreira de proteção para que sujeiras, partículas e impurezas para que não danifiquem as peças móveis do motor, como: pistão, biela, virabrequim.

Quando trocar o filtro de ar? A recomendação é que seja realizada entre 5.000 km a 10.000 km, mas se o veículo tem contato com muita poeira, roda em regiões com alta umidade no ar, o ideal é que esse tempo seja reduzido.

Qual o dano ao veículo caso o filtro de ar não seja trocado? Maior consumo de combustível, perda da potência em trocas de velocidade. A troca correta do filtro evita o aumento de emissão de gases na atmosfera. Caso não seja realizada a troca do filtro de ar, além de ser um prejuízo para o seu bolso, ainda pode causar danos ao meio ambiente.

 

- Filtro de óleo  

Para que serve? O filtro de óleo realiza uma purificação frequente impedindo que partículas metálicas que por acaso soltem devido ao atrito das peças do motor ou que outros resíduos venham alterar a textura do óleo e prejudicar seu desempenho. 

Quando trocar o filtro de ar? Montadoras aconselham a troca do filtro a cada troca de óleo, entre 5.000km a 10.000 km.

Qual o dano ao veículo caso o filtro de óleo não seja trocado? O filtro sujo e cheio de impurezas irá danificar pistões, válvulas, anéis e cilindros e mancais. Não faz sentido trocar o óleo sendo que ele irá passar por um filtro sujo.  No post anterior temos várias dicas para evitar prejuízos na troca de óleo do seu veículo.

 

- Filtro do ar condicionado

Para que serve? Purifica o ar que entra no interior do veículo impedindo odores e sujeiras prejudiciais além de proteger as peças do sistema.

Quando trocar o filtro do ar condicionado? Não existe um prazo determinado para a troca, depende do uso e do lugar que o veículo circula, cidades com alto índice de poluição e poeira, o recomendado é que seja realizada a cada seis meses.  

Qual o dano ao veículo caso o filtro do ar condicionado não seja trocado? Nesse caso não interfere no rendimento do carro em si. Com o filtro do ar condicionado cheio de impurezas o interior do veículo terá odores e o desempenho do ar prejudicado.

 

 

 

Comentários

Deixe o seu comentário