Troca de óleo do seu veículo, como evitar prejuízos e não ser enganado.

Postado por: Grupo Nasa Em: Confira todas as dicas preparadas para você Em: quinta, fevereiro 22, 2018 Comentário: 0 Acertar: 223

A troca de óleo do seu veículo requer cuidado e atenção, pode não ser tão simples quanto parece e alguns se aproveitam da falta de conhecimento e misturam mito com verdades para tentar levar alguma vantagem. Por isso, reunimos algumas dicas para evitar que você tenha prejuízo no momento da troca.

 

Caso seu carro esteja na garantia, faça todas as revisões de acordo com o plano da sua montadora. Se por ventura sua garantia acabou é hora de procurar um lugar seguro para realizar a troca e garantir o melhor desempenho do motor.  Respeite os prazos de acordo com o fabricante do seu veículo, os intervalos são de 5.000 km ou 10.000 km. Isso não é excesso de zelo, o óleo oxida e contamina; com o passar do tempo pode formar borra e comprometer o motor, causando danos caríssimos que podem ser evitados, realizando a troca de óleo no período correto.

 

1- Por que trocar o óleo do carro?

O óleo serve para lubrificar, limpar as superfícies internas do motor e garantir o melhor desempenho do mesmo. Mantendo as engrenagens lubrificadas, o atrito e o desgaste nas peças é evitado. Caso a troca não seja realizada corretamente, seu veículo estará em risco.

2- Quando trocar o óleo do carro?

Geralmente, quando paramos para abastecer o frentista pergunta se gostaríamos que olhasse o nível do óleo. Esse não é melhor momento; pois como o carro estava funcionando o motor estará quente e com certeza ainda restará óleo no motor, é necessário que o carro esteja desligado, em uma superfície plana e esfrie por pelo menos 5 minutos.  

O ideal seria fazer a medição pela manhã com o carro frio, com uma flanela ou papel higiênico em mãos, retire a vareta e a limpe. Insira novamente a vareta e verifique a marcação, dessa forma você terá uma medida real do óleo.  Cuidado para não deixar resíduos do pano ou do papel na vareta, isso comprometeria a eficiência do óleo.  A vareta apresenta duas marcações, nível mínimo e nível máximo. Caso a marca esteja no meio das marcações, o nível estará correto. Se a marca estiver muito próximo do nível mínimo, a  hora de trocar o óleo chegou, pois isso compromete a lubrificação aumenta a fricção entre as peças e acelera o desgaste dos componentes, você pode perceber a perda de potência, o excesso de calor e até a fundição do motor. Se por acaso o nível estiver acima do nível máximo, será necessário realizar a drenagem para não estragar o cárter.

 3- Qual óleo utilizar no meu carro?   

É necessário seguir à risca a recomendação do fabricante do seu veículo, você encontrará no manual qual tipo de lubrificante deverá ser utilizado para garantir o melhor desempenho do motor e evitar danos severos do mesmo.

Os óleos podem ser de composição mineral, sintética e semissintética. Alguns são feitos para durar 5.000 km e outros 10.000 km. Em nosso e-commerce, você pode encontrar as melhores marcas e os melhores preços. Clique aqui e confira: nasapeças.com.br

 4- Devo trocar o filtro de óleo?

Sim, sempre! Os maiores profissionais recomendam trocar o filtro de óleo simultaneamente, o filtro anterior já estará sujo e com um volume residual alto de óleo oxidado, o que acabará comprometendo o desempenho do óleo novo.

5- Posso apenas completar o óleo?

Não, o ideal é realizar a troca completa. A mistura do óleo novo com o óleo usado compromete a eficácia do óleo e cria um lubrificante misto. Em caso de uma emergência nunca utilize um produto diferente do que já esteja sendo utilizado no carro, e faça a troca completa o quanto antes.

6- Utilizar aditivos no óleo, pode aumentar a eficácia do mesmo?

A ANP – Agência Nacional de Petróleo obriga as marcas de aditivos especificar em suas embalagens que os mesmos não são essenciais. A utilização de aditivos pode causar a perda de garantia do veículo caso ele ainda possua, essa prática pode gerar a formação de depósitos de impurezas. O óleo já possui em sua composição os aditivos necessários para o bom funcionamento do seu veículo. Não desperdice seu dinheiro, invista apenas em um lubrificante de qualidade.

  

Em nosso próximo post, vamos falar sobre as formas de trocas de óleos, quais as vantagens e desvantagens da mesma. 

Lembrando que em nosso e-commerce,  você encontra o lubrificante específico do seu carro, garante a procedência do óleo que será utilizado e ainda economiza quase 50%.
Temos diversos tipos de filtros, acessórios e peças. 

 

 

Comentários

Deixe o seu comentário